Começou hoje (8), pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa – DHPP, a 1° Edição da Semana de Saúde Itinerante, projeto idealizado e realizado pelo SINPOL, através da sua Diretoria Social. A ação, que se estende até o próximo dia 10, acontece em parceria com o centro universitário Facottur e a clínica odontológica Ortoclin. Amanhã, a partir das 9h, é a vez do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais – DEPATRI receber a iniciativa. É importante salientar que qualquer Policial Civil, independente de onde esteja lotado, será bem vindo e poderá realizar consultas e exames nas áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição, educação física e odontologia, de forma gratuita.

O SINPOL já oferece aos seus filiados, cotidianamente, todas as especialidades supracitadas. Mas a Semana de Saúde Itinerante vai além, descentralizando os atendimentos e alcançando até mesmo Policiais ainda não associados. “É uma ação que busca orientar, prevenir, conscientizar e dar mais qualidade de vida ao Policial Civil, diante da atividade estressante que é a função policial”, explica o Diretor Social e Coordenador do Projeto, Mauro Falcão. O biomédico, que também é Policial Civil, Francinaldo Silva, foi o responsável pelas coletas sanguíneas que serão enviadas para análise laboratorial da dosagem de PSA. Ele explicou a importância de iniciativas como essa.

“Assim como as mulheres têm as doenças especificas delas, como o câncer de mama ou de colo do útero, nós também temos a questão do câncer de próstata, que no Brasil é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Por isso, exames preventivos, como a dosagem de PSA – que estamos realizando hoje – juntamente com o toque retal, são fundamentais para que se descubra a doença em fase inicial. Nesses casos, a possibilidade de cura é de até 90% das ocorrências. Sou Policial Civil há 16 anos, hoje lotado em Mirandiba. Em todos esses anos, nunca vi uma ação parecida. O SINPOL indo até a delegacia, levando esse tema, contribui para que o Policial desperte e dê a devida atenção a sua saúde”, avalia Francinaldo.

sin_8556sin_8532 sin_8564 sin_8548sin_8571 sin_8576 sin_8580 sin_8583 sin_8589 sin_8600 sin_8606 sin_8521 sin_8524

 

 

Deixe seu comentário