Cerca de mil Policiais Civis de Pernambuco saíram às ruas da capital pernambucana ontem (10), em uma marcha que partiu da sede do sindicato e foi até o Palácio do Campo das Princesas. A passeata foi organizada para protestar contra a inércia e indiferença do Governo do Estado frente a pauta de reivindicações da categoria.

Ao final da caminhada, uma comissão foi recebida no Palácio do Governo pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e pelo Secretário Executivo da Secretaria de Defesa Social, Cláudio Borba. Na oportunidade, os representantes do Sinpol falaram sobre situação exploratória a que os Policiais são submetidos desde 2010, quando passaram a trabalhar 2 horas a mais por dia sem receber o reajuste salarial proporcional; cobraram melhorias na estruturação dos cargos da Polícia Civil e exigiram condições mínimas de trabalho.

Os representantes do Estado, por sua vez, se comprometeram a manter o diálogo frequente com a direção do sindicato de agora em diante, tendo informado que a nova Secretária de Administração, Marília Simões, pediu que fosse informado à comissão sindical que em breve será criado um Grupo de Trabalho (GT) para estudo da proposta de unificação de cargos, bem como ficou estabelecida a retomada da construção da Lei Orgânica da Polícia Civil, e ainda que até o fim do mês o Governo divulgará uma data de reunião com o Sinpol para começo das tratativas sobre a solução salarial em decorrência do aumento da carga horária.

Diante dos compromissos assumidos e mantendo a característica de exaurir todos os canais de negociação e diálogo com a Administração Estadual, a Diretoria do Sinpol informou que aguardará as confirmações dos compromissos firmados de forma vigilante, e manterá a categoria em alerta para que as palavras se transformem em atos.

É imprescindível que a categoria se mantenha firme e mobilizada, pois sabemos que nenhuma conquista vem fácil e sem a união de todos. Demos uma grande demonstração de que juntos somos muito fortes, mas foi apenas o início de nossa caminha rumo à valorização.

Esta Diretoria reafirma seu compromisso intransigente com as causas dos Policiais Civis Pernambucanos e manteremos, como sempre foi nossa característica, a mobilização e transparência com todos os passos que forem (ou não) dados no transcorrer da negociação, deixando novamente claro que nada será decidido sem o crivo da categoria.

Parabéns à todas e todos que participaram da passeata. Que a inspiração de vocês contagie mais policiais a lutarem por nossas próprias melhorias, pois só assim o caminho da vitória se tornará mais curto e menos penoso para todos.

Vamos à Luta!

A DIRETORIA.