Comunicado da diretoria do Sinpol sobre os resultados da passeata

Cerca de mil Policiais Civis de Pernambuco saíram às ruas da capital pernambucana ontem (10), em uma marcha que partiu da sede do sindicato e foi até o Palácio do Campo das Princesas. A passeata foi organizada para protestar contra a inércia e indiferença do Governo do Estado frente a pauta de reivindicações da categoria.

 

Ao final da caminhada, uma comissão foi recebida no Palácio do Governo pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e pelo Secretário Executivo da Secretaria de Defesa Social, Cláudio Borba. Na oportunidade, os representantes do Sinpol falaram sobre situação exploratória a que os Policiais são submetidos desde 2010, quando passaram a trabalhar 2 horas a mais por dia sem receber o reajuste salarial proporcional; cobraram melhorias na estruturação dos cargos da Polícia Civil e exigiram condições mínimas de trabalho.

 

Os representantes do Estado, por sua vez, se comprometeram a manter o diálogo frequente com a direção do sindicato de agora em diante, tendo informado que a nova Secretária de Administração, Marília Simões, pediu que fosse informado à comissão sindical que em breve será criado um Grupo de Trabalho (GT) para estudo da proposta de unificação de cargos, bem como ficou estabelecida a retomada da construção da Lei Orgânica da Polícia Civil, e ainda que até o fim do mês o Governo divulgará uma data de reunião com o Sinpol para começo das tratativas sobre a solução salarial em decorrência do aumento da carga horária.

 

Diante dos compromissos assumidos e mantendo a característica de exaurir todos os canais de negociação e diálogo com a Administração Estadual, a Diretoria do Sinpol informou que aguardará as confirmações dos compromissos firmados de forma vigilante, e manterá a categoria em alerta para que as palavras se transformem em atos.

 

É imprescindível que a categoria se mantenha firme e mobilizada, pois sabemos que nenhuma conquista vem fácil e sem a união de todos. Demos uma grande demonstração de que juntos somos muito fortes, mas foi apenas o início de nossa caminha rumo à valorização.

 

Esta Diretoria reafirma seu compromisso intransigente com as causas dos Policiais Civis Pernambucanos e manteremos, como sempre foi nossa característica, a mobilização e transparência com todos os passos que forem (ou não) dados no transcorrer da negociação, deixando novamente claro que nada será decidido sem o crivo da categoria.

 

Parabéns à todas e todos que participaram da passeata. Que a inspiração de vocês contagie mais policiais a lutarem por nossas próprias melhorias, pois só assim o caminho da vitória se tornará mais curto e menos penoso para todos.

 

Vamos à Luta!

 

A DIRETORIA.