O SINPOL vem divulgar a Portaria 1450 da Secretaria de Defesa Social, publicada hoje, dia 27 de março, que implementará o regime de plantão nas Unidades da Polícia Civil de Pernambuco a partir do mês de abril. Desde o domingo, dia 13 de março, a direção do Sindicato cobrava do Governo do Estado, do Secretário de Defesa Social e da Chefia de Polícia a apresentação de um plano de ação de combate ao coronavírus que tivesse como foco a proteção da saúde e da vida do Policial Civil e a otimização do efetivo da PCPE em face dessa calamidade pública.

Nos ofícios, o SINPOL solicitava o fornecimento de EPIs, dispensa do grupo de risco e a implementação do regime de plantão nas Unidades da PCPE. Após pressão dos Policiais Civis, houve a publicação da portaria GABPCPE 92/2020, que previa a dispensa dos Agentes de Segurança Pública que estivessem no grupo de risco. E agora, com a publicação da portaria pelo Secretário da SDS, que institui o regime de plantão, entendemos que as equipes policiais ao se revezarem, tornam menos arriscado o contágio de uma única vez pelos Policiais Civis.

O SINPOL esclarece em que nenhum momento se opôs ao Governador do Estado na luta contra o COVID-19. Pelo contrário, sempre foi no sentido de cobrar melhores condições de trabalho para os Policiais Civis e sugestões para tornar mais eficiente a PCPE. Tanto é verdade que todas as sugestões solicitada ao Governo foram sendo efetivadas aos poucos, seja na liberação do grupo de risco, seja na implementação do regime de plantão das Unidades da PCPE.

Com a implementação do regime de plantão nas Unidades da Polícia Civil, o SINPOL entende que será mais fácil para o Estado o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), tais como álcool em gel 70%, máscaras e luvas aos Policiais Civis. O Sindicato continuará cobrando dos gestores públicos o fornecimento de EPIs aos servidores que estarão no exercício das funções de Polícia Judiciária. Infelizmente, com o efetivo reduzido, algumas delegacias serão fechadas, mas nesse momento o nosso inimigo é um só: coronavírus.

Portanto, o SINPOL considera que o Governo, através da portaria 1450 da SDS, entendeu a importância de minorar os efeitos da COVID-19 em relação aos Policiais Civis. Para Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL, “o vírus fará com que muitos Policiais sejam obrigados a ficar de quarentena em casa. Por isso oficiamos a Chefia de Polícia, SDS e Governo do Estado no sentido de transformarmos em plantão todas as Unidades da PCPE para conseguirmos minimizar isso; quem ganha é o Policial e a população. O que não podia é ter todo mundo doente ao mesmo tempo. Por isso a implantação do regime de plantão sempre foi a nossa principal reivindicação e agora só faltam os EPIs para os Agentes de Segurança. Vamos continuar denunciando e cobrando isso.”

Portaria: SEI_3900000026.000923_2020_15 (1).pdf

Deixe seu comentário